Ou alguém dos bastidores resolveu perguntar para outro sobre a aparência do LibreOffice ou muitos estão desejando isto ao mesmo tempo.
Da saudosa versão 1.1.3 do então OpenOffice que exibia uma barra de ferramentas à esquerda da tela, até a versão mais atual do LibreOffice, muito se falava na mudança de sua aparência. A corrida por deixar a aparência mais agradável para os usuários ficou em xeque quando “aquela outra empresa” lançou a versão 2007 do seu pacote para escritório. Muitos usuários do pacote livre OpenOffice/ BrOffice, se sentiram meios órfãos naquele momento. Viam todos os programas serem remodelados mas não o seu pacote.
Passeando pela internet me deparei com o excelente artigo de Daigo Asuka sobre a interface do LibreOffice entitulado: “Interface do LibreOffice: atualizar ou não? Eis a questão!”[1] Me fiz esta pergunta e me debrucei por algumas horas sobre o meu micro com a intenção de deixar o LibreOffice mais agradável aos olhos. Depois de muitos testes, cheguei a ter o pacote com diversas aparências que estão mostradas nas imagens mais abaixo.
Usando o Big Linux 5.0 (11.10) com estilos do Widget QtCurve o que me proporcionou mudanças pontuais nas barras de menu, ferramentas e botões além da possibilidade de mudar a aparência de outros itens presentes nos programas.
Depois de ver todos os resultados – embora a aparência não tenha sido mais do que uma adaptação das janelas do sistema operacional, cheguei a conclusão de que, o casamento do Big Linux com o LibreOffice é extremamente delicioso. Só me resta é dizer aos usuários de windows® paciência. Esperem o time de desenvolvedores e designers do LibreOffice realizar as mudanças que já duram mais de 02 anos.
Vejam as telas do meu LibreOffice em diversas situações (clique na imagem para ampliar):
Note as linhas suaves no menu. |
Veja que as barras possuem um detalhe de sombras. |
Neste exemplo, os botões possuem um destaque maior (Veja o botão PDF). |
Menu e seus itens podem receber destaque ao serem acionados. |
Alterações dos menus acompanham por todo o programa. |
Mudança nas cores das "dicas de ferramentas" auxiliam na mudança da aparência do programa. |
A cor do próprio menu pode ser alterado e combinado com a cor de destaque do item selecionado. |
Os botões também podem ter a sua aparência alterada dando um estilo sofisticado ao pacote. |
1 - http://www.ubuntubrsc.com/interface-libreoffice-atualizar-nao-eis-questao.html#.T7qVA6shR3D
2 - www.biglinux.com.br
7 comentários:
oi Lucas, blz?
acho válidas suas demonstrações de mudança, mas acredito que nós ansiamos por "algo mais" (mudanças mais profundas na interface) e que não sejam restritas a um determinado SO.
abs,
Wallace.
Sem sombra de dúvidas as ferramentas livres dão um salto quanto à inovação. Mas convenhamos que a partir da versão 2007, do Microsoft Office, o Libre Office ficou visualmente obsoleto para os usuários Windows, ocasionando assim uma antipatia quanto à ferramenta livre. Espero que o Libre Office sofra um upgrade de proporções suficientes para ganhar mais adeptos. As mudanças mostradas aqui realçaram o aplicativo e tornou-o mais agradável e atraente.
Olá Wallace,
Com certeza. mas acredito que o "grande boom!!!" já era para ter acontecido. Mas se for para ficar como o office, prefiro que venha também a opção de deixar com a interface antiga ou com a nova.
Estudos - não tenho a fonte, mostraram que para usuários novos o Office se tornou mais fácil, entretanto, para os mais experientes ainda dar dor de cabeça.
Olá Arley,
Concordo que o LiBo deva sofrer alterações no visual, entretanto, devemos ver que tanto o Office como o LiBo aparentemente não estão dando a mínima para os monitores "wide" de hoje.
O pacote da IBM que foi doado para a fundação Apache, exibia um painel lateral à direita que reunia muitas ferramentas. Este pacote estava no caminho certo. Espero que a nova versão do Aoo venha com tela semelhante.
Pô! Ter que instalar o Big Linux e usar KDE só pra ter um LibreOffice com uma aparência mais frufru?!
Me preocupo mais com praticidade e produtividade. Já tentou usar xmodad?
Ah tá.
O Biglinux desenvolveu algum destes temas? A resposta é simples e clara: NÃO!
Os temas utilizados foram desenvolvidos pela equipe do KDE e estão disponíveis para qualquer distribuição do Linux.
Vai puxar o saco do Biglinux em outro lugar.
KKK... Não estou puxando o saco do Big Linux, estou falando da distro que uso e conheço.
Abraços.
Postar um comentário