Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Desenvolvimento do LibreOffice se estende para o Brasil

A formação do Núcleo de Desenvolvimento para o Software Livre, anunciada pela CIO da Itaipu Binacional, Marli Portella, durante a Latinoware 2010, já conta com toda a preparação necessária para tornar-se realidade. Esse núcleo, que terá a sua sede em Foz do Iguaçu, contribuirá para o desenvolvimento da suíte de escritório LibreOffice e de outros projetos de software livre, por meio da formação de profissionais no Brasil. A ação é coordenada pela Itaipu Binacional, pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e pela a Associação Libre de Tecnologias Abertas (ALTA).

O Núcleo de Desenvolvimento para o Software Livre colabora com a visão da The Document Foundation, mantenedora do software, que tem por objetivo fazer o LibreOffice um software livre independente de um único patrocinador corporativo. Essa iniciativa também reduzirá a dependência dos usuários brasileiros de desenvolvimento exclusivamente internacional e, com isso, contribuirá com código e recursos para a suíte de escritório livre que mais cresce no mundo.


O projeto será o balizamento de todo o processo para a instalação, treinamento de pessoal e para o início do desenvolvimento de colaborações para o código fonte de software, que estão em conformidade com os interesses do Governo Brasileiro. Inicialmente, o primeiro software a ser alvo de colaboração será o LibreOffice - suíte de escritório multiplataforma - que é a principal ferramenta a oferecer suporte para o padrão ODF - padrão de arquivos recomendado pelo Governo Federal para a troca de arquivos entre seus órgãos.

Um dos objetivos dessa iniciativa é fomentar a formação de mão-de-obra local, na região de Foz do Iguaçu, promovendo, assim, o fortalecimento de indústrias limpas e desenvolvedoras de software. Esse núcleo também terá proximidade natural com as instituições de ensino superior da região da bacia do Paraná, possibilitando a formação de um vínculo entre essas universidades com outras instituições parceiras do núcleo, como é o caso da Universidade Técnica de Kaunas, na Lituânia.

O Núcleo já iniciará suas atividades tendo como parceira a Universidade Técnica de Kaunas, que atuará na pesquisa para o desenvolvimento de um novo processo para assinatura de documentos digitais para ODF, em conformidade com as expectativas do parlamento europeu. Nessa parceria, ganha o núcleo local, pois integrará esta funcionalidade ao LibreOffice; ganham os usuários, pois terão uma nova forma de assinar digitalmente seus documentos, compartilhando responsabilidade entre os criadores do arquivo; e ganham os alunos que forem selecionados para participar desse projeto.

"A construção de uma fundação independente, em termos de governança e desenvolvimento de software, não é uma tarefa trivial. O anúncio da iniciativa destas instituições (Itaipu + PTI + ALTA) é um passo importante nesta direção e um sinal das atividades que têm acontecido no Brasil", disse Charles Schulz, membro do Comitê Diretor da TDF.

"Como membro da TDF no Brasil e preocupado com a continuidade e a constante melhoria do código, entendo que temos um grande desafio para manter o LibreOffice na vanguarda da suíte de software livre de escritório. Contudo, não fugimos de nossos compromissos", disse Olivier Hallot, Diretor Executivo da ALTA, membro fundador e do Comitê Diretor da TDF.

A Itaipu fez um estudo minucioso, desde novembro de 2010, para ter agora sólidos conhecimentos sobre 'como', 'quando' e 'porquê' iniciar as atividades deste núcleo de pesquisa e desenvolvimento de software livre. Foi o tempo certo e necessário para organizar uma ação coordenada, que certamente dará frutos para o LibreOffice, para a região de Foz do Iguaçu e para os usuários de Software Livre”, disse David Jourdain, membro da ALTA e membro fundador da TDF.

Conforme a CIO da Itaipu Binacional, Marli Portella, essa iniciativa estabelece, a partir de ações claras, que a Itaipu deseja não ser apenas consumidora de Software Livre, mas também colaboradora, fazendo com que melhorias desenvolvidas sob esse trabalho beneficiem não somente a própria Itaipu, mas o Governo Brasileiro, a sociedade brasileira e a todos os usuários do LibreOffice.

O endereço da The Document Foundation está em http://documentfoundation.org.

O endereço da Associação Libre de Tecnologias Abertas está em http://www.alta.org.br.


Fonte: http://www.latinoware.org/pt-br/node/168

Nenhum comentário: